POLIAMIDA 6 OU 6.6? As poliamidas são amplamente utilizadas na indústria de plásticos devido às suas excelentes propriedades mecânicas, térmicas e de resistência química.
Aplicam-se, na indústria automotiva (para peças de motor, como coletores de admissão), na indústria têxtil (para tecidos resistentes), na indústria eletrônica (para conectores, invólucros de dispositivos) e em aplicações industriais gerais (como engrenagens, peças moldadas por injeção).
Mas quando vamos utilizar cada uma delas? Vai depender das exigências da aplicação:
Estrutura Molecular:
A poliamida 6.0 é uma poliamida de cadeia mais curta, com seis átomos de carbono em sua unidade repetitiva, enquanto a poliamida 6.6 possui uma cadeia mais longa, com seis átomos de carbono e seis na hexametilenodiamina.
Processamento
A poliamida 6.0 tem uma estrutura molecular mais simples e com isso uma cristalinidade mais baixa, o que facilita o processo de fabricação e o processamento conforme a peça. Isso pode resultar em economia de tempo de ciclo e custos durante a produção.
Flexibilidade:
A poliamida 6.0 pode oferecer uma maior flexibilidade em comparação com a poliamida 6.6. Isso pode ser vantajoso em aplicações onde a flexibilidade do material é uma consideração importante.
Resistência Térmica:
A poliamida 6.6 tem uma estabilidade térmica ligeiramente melhor, o que pode ser importante em aplicações que exigem trabalho em alta temperatura.
Resistência a tração, rigidez e impacto:
Por ter uma extrutura molecular mais longa e ramificada, isso proporciona para a poliamida 6.6 uma resistência à tração, rigidez e impacto melhor que a Poliamida 6.0, sendo desta forma muito utilizado em peças que exigem mais propriedades mecânicas.
Desta forma, a escolha da poliamida ideal para seu projeto vai depender das características do seu produto e das exigências que ele precisa cumprir no mercado. Por isso, não existe um polímero melhor que o outro, e sim polímeros com características diferentes. Quer saber mais, entre em contato com a gente!